Inscrições

INSCRIÇÕES ENCERRADA!

Confira os selecionados:

REGULAMENTO CANOAS STARTUPS 2020

A CDL Canoas e Universidade La Salle tornam pública a realização do programa Canoas Startups e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos do presente regulamento.

1. O PROGRAMA

O Canoas Startups é um programa realizado pela CDL Jovem de Canoas-RS e Universidade La Salle, com o objetivo de fomentar a inovação e empreendedorismo no município de Canoas-RS e região. Para isto, são destacados os objetivos específicos:

  • Estimular a criação negócios inovadores
  • Disseminar a cultura empreendedora

No programa serão selecionadas 15 propostas inovadoras que terão acesso a um programa de desenvolvimento de startups, contando com workshops, mentorias, networking, buscando validar e estruturar os projetos.

  • O programa ocorrerá em formato 100% online

As 05 propostas finalistas, conforme os critérios estabelecidos no presente regulamento, serão apresentadas ao público no evento Canoas Startups Show.
A Comissão Organizadora do programa é composta por representantes da CDL Jovem de Canoas-RS e da Universidade La Salle.

2. QUEM PODE SE INSCREVER

As inscrições para o programa são gratuitas e poderão ser realizadas conforme os critérios abaixo. O principal requisito é que seja uma proposta de negócio inovador.

  • As inscrições são abertas ao público e são aceitas propostas de todas regiões do RS.
  • Idade mínima dos participantes: 18 anos ou menores emancipados.
  • Se o objeto da proposta já é ou faz parte de uma empresa constituída, poderá se inscrever, porém respeitando os estágios de negócio aceitas (não é necessário CNPJ)

    Serão aceitas propostas que estejam nas seguintes estágios:

  • Concepção: Ideia – planejamento de projeto
  • Validação de solução: Protótipo – testes com usuários
  • Validação de mercado: Produto piloto (MVP) – primeiros clientes
  • Não serão aceitas empresas com posicionamento consolidado no mercado e que já tenham produtos e serviços validados.

Define-se como startup: uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Define-se como inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no mercado, resultado de novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.

Com a inscrição as equipes aceitam todas as regras e condições deste regulamento.

3. ETAPAS DO PROGRAMA

As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas nas cinco etapas a seguir:

PRIMEIRA ETAPA: Inscrição

Realizar a inscrição através do formulário disponível no site oficial do evento com as informações da startup, acompanhada de pré-projeto e vídeo de apresentação do conceito e idealização da startup. Link para inscrições: http://canoasstartups.com.br/inscricoes

Proposta: a proposta deverá ser preenchida no formulário de inscrições conforme campos do questionário.

Vídeo pitch: o vídeo deve ter no máximo três (3) minuto e o link vídeo deve ser postado no formulário de inscrição. Deverá ser postado preferencialmente no Youtube ou armazenado em uma pasta compartilhada do Google Drive ou outro serviço de armazenamento na nuvem. O vídeo não é obrigatório, porém será considerado um diferencial na avaliação da proposta.

Prazo de inscrição: As propostas devem ser transmitidas impreterivelmente até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 10 de agosto de 2020.

Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido acima. Será aceita uma única proposta por proponente.

SEGUNDA ETAPA: Seleção

A Comissão Organizadora e especialistas convidados irão selecionar até 15 projetos para participar da terceira etapa, o programa de desenvolvimento. Para seleção dos projetos serão levados em consideração os itens de inscrição (proposta e vídeo), utilizando dos critérios:  SOLUÇÃO, MERCADO, EQUIPE.

Na hipótese de desistência por parte dos inscritos, a Comissão Organizadora poderá convocará outros participantes.

TERCEIRA ETAPA: Programa de Desenvolvimento

Os projetos selecionados participarão do programa de desenvolvimento de startups com a Universidade La Salle na modalidade de pré-incubação. Esta etapa conta com a participação de profissionais capacitados para orientar os empreendedores no desenvolvimento do seu negócio.

Esta etapa tem por objetivo auxiliar o empreendedor à formatar o modelo de negócio e à compreender se o modelo de negócios é viável, como escalar suas vendas e definir quais as diretrizes necessárias para alavancar o projeto.

O programa de desenvolvimento ocorre em formato 100% online e conta com um cronograma de capacitações, mentorias e atividades complementares. Durante o programa de desenvolvimento serão avaliados critérios de desempenho das equipes que poderão gerar benefícios em um sistema de pontos.

O cronograma de atividades e os critérios de avaliação e benefícios relacionados ao desempenho das equipes serão divulgados pela comissão organizadora até o início da terceira etapa.

Durante o programa também serão avaliadas frequência e assiduidade das equipes participantes.

QUARTA ETAPA: Seleção Final

Após a etapa de desenvolvimento, os participantes apresentarão, em até 10 minutos, o projeto já formatado para uma banca composta por representantes do núcleo CDL Jovem, Universidade La Salle e especialistas convidados. Nesta etapa serão selecionados até 05 projetos finalistas para apresentação no evento. Os projetos serão avaliados quanto a viabilidade, escalabilidade, geração de valor, grau de inovação, potencial de equipe e desempenho no programa.

Os avaliadores poderão realizar perguntas, indagações e fazer os comentários que entenderem cabíveis para avaliar os participantes, e neste momento, caberá aos participantes defender seus projetos e méritos.

QUINTA ETAPA: Show Final

Os 05 finalistas selecionados apresentarão o projeto no evento final. Em sua apresentação, os finalistas serão avaliados por uma banca de jurados composta por especialistas e investidores, tendo o tempo total de apresentação de até 10 minutos, seguido por perguntas da banca de jurados de até 10 minutos. Ao final a banca de jurados irão avaliar as propostas e eleger a vencedora do Canoas Startups 2020.

4. PREMIAÇÃO

O projeto vencedor receberá um troféu de destaque e seis meses de incubação no programa de desenvolvimento de startups da La Salle Tech na Universidade La Salle, além benefícios e premiações que poderão ser concedidas por parceiros e apoaidores, as quais serão divulgados no site oficial do evento. Todos os prêmios oferecidos são pessoais e intransferíveis. Conforme as regras da Universidade o incubado poderá utilizar, de acordo com a disponibilidade da LA SALLE TECH, dos seguintes serviços:

  •  Acompanhamento empresarial: avaliação periódica do desenvolvimento negócio, recebendo orientação para definição de ações e metas, e reuniões de acompanhamento e orientação.
  • Mentoria: acesso a empreendedores, professores e investidores da rede de relacionamento para sessões de mentoria individual ou coletiva, buscando conselhos e encaminhamentos para questões chave para o negócio
  • Qualificação: acesso ao calendário de atividades diversas em temas como tecnologia, negócios e inovação, estimulando o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos para somar ao desenvolvimento dos negócios
  • Espaços e infraestrutura: utilização do espaço de coworking da Universidade que conta com infraestrutura de escritório compartilhados, internet de alta velocidade, café e água. Acesso aos espaços de uso comuns da universidade, como auditórios, salas de reunião e treinamento e outros.

5. CRONOGRAMA

ATIVIDADE

PRAZO/DATA

Primeira etapa: Inscrição

20/07/2020 a 10/08/2020

Segunda etapa: Seleção

10/08/2020 a 14/08/2020

Terceira etapa: Programa de Desenvolvimento

18/08/2020 a 15/10/2020

Quarta etapa: Seleção Final

22/10/2020 a 29/10/2020

Quinta etapa: Show

05/11/2020

6. REGRAS

  • Conduta: Os participantes deverão respeitar as regras e normas aplicadas por CDL e Universidade La Salle e zelar pelos espaços e estruturas disponibilizadas para o programa.
  • Comparecimento: O não comparecimento a alguma das etapas poderá implicar, a critério da comissão organizadora, a eliminação dos participantes.
  • Alterações: A Comissão organizadora poderá, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, alterar as regras deste Regulamento, assim como substituir qualquer um dos prêmios, mediante comunicação no site oficial.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Uso de imagem: Os participantes autorizam, de forma irrevogável e gratuita, que a Comissão Organizadora faça uso de suas imagens e/ou seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual
  • Sigilo e confidencialidade: Todos os participantes se obrigam a manter sigilo e confidencialidade com relação a qualquer informação recebida proveniente da participação no evento.
  • Propriedade intelectual: Os participantes contam com a titularidade exclusiva, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre os projetos apresentados.
  • Recursos: É responsabilidade dos participantes dispor dos recursos necessários como internet e computador com câmera e áudio para acessar e participar das capacitações e atividades do programa.